

A pesquisa Diagnóstico da Educação do Campo na Bahia é resultado da parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) e o Fórum Estadual de Educação do Campo (FEEC).
Realizada entre 2021 e 2023, a pesquisa abrangeu 189 Secretarias Municipais de Educação e 778 escolas da educação básica localizadas em áreas rurais, indígenas e quilombolas dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa foi financiada com recursos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia através da Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais Superintendência da Educação Básica e da Coordenação de Educação do Campo da SEC/BA.
Além de diagnosticar, esta pesquisa assume um compromisso ético e político com a luta por uma educação pública, gratuita, democrática e contextualizada para os povos do campo. Os dados revelam a persistência de desigualdades históricas — como as altas taxas de analfabetismo e a precariedade na formação docente — mas também evidenciam a potência das redes de sociabilidade, das práticas pedagógicas singulares e dos movimentos sociais que constroem, em todo o estado, experiências exitosas de Educação do Campo.
Esta página foi criada para disponibilizar os resultados da pesquisa, dar visibilidade aos dados levantados, democratizar o acesso ao conhecimento produzido e fortalecer o debate público em torno da Educação do Campo na Bahia.
Aqui, você encontrará os infográficos de todos os Territórios de Identidade do Estado, bem como os E-books publicados voltados para gestores públicos, pesquisadores, educadores, estudantes e militantes dos movimentos sociais comprometidos com a construção de uma escola do campo viva, crítica e transformadora.